É assim que o Google, Facebook, YouTube e outras páginas se parecem há 10 anos
Facebook, Google, Twitter, Tuenti, Fotolog … Todos os portais que fizeram parte da nossa juventude já têm vários anos atrás; alguns até com várias décadas.
A história da Internet, como a conhecemos, evoluiu para designs mais simples e um conjunto de opções integradas muito mais complexas do que há alguns anos atrás. A web web.archive.org É uma plataforma que nos lembra "aqueles tempos" mostrando o cache de qualquer domínio registrado na Internet.
O resultado? Um cópia exata das páginas da web desde o momento de sua criação até agora, uma cópia através da qual podemos navegar como se fosse uma página da web completa.
tuexperto.com
Você já se perguntou como era o tuexperto.com exatamente há 10 anos? Em 2009, a página parecia um portal de notícias muito semelhante ao que a maioria dos blogs apresentou durante o tempo.
Depois de uma década, nosso amado site tem design responsivo adaptado para celulares, cores planas e uma interface muito mais visual.
O Google ainda está comprometido em oferecer o mecanismo de pesquisa mais poderoso e a interface mais fácil na mesma página. Por esse motivo, o mecanismo de pesquisa mais popular de todos os tempos não mudou significativamente nos últimos anos. De fato, a única diferença da versão atual do Google em relação à versão de 2009 da tipografia, o design dos botões e a ausência de sombras nos logotipos corporativos.
É curioso, pelo menos, a presença do Google Notícias ausente e a ausência do Google Drive, serviço que chegaria em 2012.
YouTube
Em 2006, o Google comprou o YouTube pelo valor escandaloso de 1,3 bilhão de dólares. Hoje é uma das maiores fontes de receita da empresa.
Como podemos ver na captura da web em 2009, a aparência diferia muito mais do que o Google com sua versão da época. Também os sistemas de interação (compartilhe vídeos por e-mail, classifique os vídeos com estrelas …) e os Implementação do Adobe Flash Player em detrimento do HTML Como um sistema de reprodução multimídia.
Por mais surpreendente que pareça, a aparência do Facebook não mudou praticamente um pingo desde a sua criação. Além do estilo óbvio de design em cores, fontes e muitas opções, o portal já mostrava na época a filosofia mantida desde a sua criação.
Hoje, podemos fazer ligações, criar histórias, enviar emojis animados e inúmeras novas possibilidades. Em 2009, a maioria das opções foi destinada a crie conteúdo no mural e nas páginas da comunidade do Facebook.
Softonic
Embora hoje o portal de downloads já tenha sido esquecido, em 2009 foi o principal ponto de entrada para o download de programas para Windows, Mac e Linux. Foi também o ponto de entrada de malware, bloatware e todos os tipos de porcaria cibernética que foi incorporado em computadores para obter receita econômica.
Atualmente, a web mudou de idéia: agora É possível baixar programas de servidores Softonic sem precisar de instaladores tediosos Não existem anúncios de origem duvidosa.
Megaupload
O site criado por Kim Dotcom foi, juntamente com o Softonic, a porta de entrada para um mundo virtual cheio de pirataria: séries, filmes, programas, jogos, software, sistemas operacionais(…) Foi tanta popularidade que a página chegou a implementar um portal de vídeo inteiro projetado para hospedar conteúdo protegido por direitos autorais.
Fechado em 2012 pelo FBI, foi o predecessor do atual MEGA e um dos primeiros serviços em nuvem usar Naquela época, a única opção que conseguia sombrear era o Dropbox, embora as opções de armazenamento fossem um pouco mais limitadas.
Tuenti
A rede social espanhola mais popular de 2000. Embora hoje não seja possível acessar seu conteúdo devido ao fechamento de servidores pela empresa, é podemos acessar a página de acesso ao portal.
Exatamente uma década atrás, a página era mostrada como um site "beta" com acesso limitado a convites, que poderia ser fornecido pelos próprios usuários até um máximo de 10 pessoas. Posteriormente, a página foi simplificada de tal maneira que acabou caindo em abandono prematuro pelos usuários da plataforma.
Fotolog
Pouco antes da popularização de Tuenti na Espanha, o Fotolog estava rompendo com os adolescentes e fritando o tempo.
Naquela época, a página estava limitada à exibição de imagens de diferentes usuários rotulados aleatoriamente por tema ou palavra-chave. Atualmente, os responsáveis pelo portal transformaram a web em um Aplicativo para Android que tem pouco ou nada a ver com a tarefa original da plataforma em 2009.
Nascido como uma aplicação web de microblogging, foi precisamente durante 2009 quando os responsáveis pelo Twitter eles lançaram uma versão em espanhol da plataforma popular do pássaro azul.
Esse foi o motivo, adicionado à filosofia do portal, para que ele tenha sucesso na Espanha durante os próximos anos da plataforma. Dois anos depois, especificamente em 2011, o portal já estava começando a rivalizar com Tuenti. Mais tarde, substituiria o último, junto com o Facebook.
Terra Chat
"A conversa de Terra para latinos." Assim, o bate-papo mítico do grupo extinto foi anunciado. Naquele momento, o bate-papo já contemplava as diferentes opções sexuais presentes hoje em qualquer bate-papo para paquerar. Algumas das categorias mais populares da época eram as de Amor de 15 a 20, Amor de 40 a 50, Sem censura e Prostitutas.
Oito anos depois, o grupo encerrou sua atividade na Internet; especificamente em 30 de junho de 2017. Hoje, a página está focada em mostrar notícias do Brasil, local de origem dos atuais proprietários do portal. Infelizmente o chat foi desativado por completo.
Publicado en TuExperto el 2019-11-21 11:04:47
Autor: Juan Carlos Broncano
Visite el articulo en origen aqui