O que é o Mastodon e por que está causando um êxodo do Twitter?


logotipo mastodon

Ontem, domingo, 29 de dezembro, a palavra "Mastodon" entrou na lista de tópicos em destaque no Twitter. O que significava e por que estava entre os usuários mais comentados dessa rede social? Tudo se origina do Twitter e, ao que parece, nova política de bloqueio em massa de contas. Vários usuários relatam que seu número de seguidores diminui progressivamente ao longo dos dias e outros que suas contas desaparecem da noite para o dia. Eles alegam um ataque à liberdade de expressão e censura. Essa equação é onde o mastodonte entra em cena, uma (não mais) nova rede social que retorna o Twitter às suas origens.

O que torna o Mastodon diferente do Twitter?

Mas como funciona o Mastodon e como difere principalmente do Twitter? À primeira vista, tudo parece muito semelhante. Temos uma rede de microblogging em que escreveremos nossos pensamentos para outros usuários lerem, compartilharem e interagirem conosco. Também temos nossa lista de tendências e favoritos. Os tweets são chamados de 'toots', em referência ao ruído produzido por elefantes com o tronco, em inglês. E, é claro, podemos bloquear aqueles indesejáveis ​​que poluem nossa experiência. Mas, na realidade, Mastodon é muito diferente do Twitter em uma coisa muito básica, sua 'descentralização'.

E o que isso significa? Bem, o Mastodon é basicamente uma 'rede de redes'. Um usuário pode criar seu próprio servidor, conhecido como "comunidade" ou "instância". Tudo o que o usuário escreve em sua própria rede será lido apenas pelos membros dessa rede. No Twitter, todo o conteúdo é controlado no mesmo servidor, portanto, é muito fácil 'controlar' tudo o que é escrito por meio de um algoritmo (ou por ação humana), continuando a excluir as contas consideradas 'inadequadas' para Twitter Portanto, O Mastodon é baseado em um sistema de código aberto e software livre.

Isso significa que no Mastodon tudo corre? Sim, é verdade que cada instância ou comunidade tem suas próprias regras, criadas pelo proprietário e senhor dessa comunidade. Mas existem normas globais e comuns para todos os diferentes servidores aos quais o Mastodon está em conformidade, como o proibição de mensagens racistas e sexistas, xenófobos, pornografia infantil e publicidade excessiva.

Como obter uma conta no Mastodon

O que é o Mastodon e por que está causando um êxodo do Twitter? 1

Se você estiver interessado em criar uma conta nesta rede social, é muito simples. Siga as etapas que detalhamos abaixo.

Digite este link. Abaixo, temos o opção para olhar para uma lista de servidores e digite o que mais gostamos. Em cada um dos servidores listados, temos uma descrição. Logo acima da lista, podemos configurar nosso idioma, sugerir comunidades que falam espanhol, bem como o tema, que pode ser de "geral", "regional", "ativismo", "jornalismo" etc. Infelizmente, no momento, não há comunidades criadas expressamente em espanhol, mas certamente, no Twitter, você encontra vários falantes de espanhol que usam Mastodon.

Quanto à interface da sua conta, é muito simples assim que você se acostuma. No parte certa Você tem tudo o que lhe interessa: pode verificar suas notificações, muitas pessoas que compõem sua comunidade, mas você não segue e nem muitos usuários de outros servidores cujas postagens são totalmente públicas.

Em resumo, se você quiser se sentir um pouco mais livre e não tenha medo, porque sua conta será fechada e escreva o que deseja, desde que não exceda as linhas vermelhas, você pode tentar abrir uma conta no Mastodon. Quem sabe, talvez você fique.




Outras notícias sobre … redes sociais, Twitter



Publicado en TuExperto el
2019-12-30 08:54:03

Autor:
Antonio Bret

Visite el articulo en origen aqui

Tal vez te interese...