Um estudo mostra que o Twitter está cheio de bots, inimigos e trolls

Compartir esta página


tópicos do twitter tópicos tópicos

Não é de surpreender que as mídias sociais sejam cada vez mais inundadas de ódio e controvérsia em geral. O Twitter é provavelmente o melhor exemplo disso. Recentemente, um estudo realizado por Félix Gómez Mármol, pesquisador da Faculdade de Informática da Universidade de Múrcia, mostrou que o que esperávamos desde o início não passa de meras suposições. O pesquisador acaba de publicar uma análise sobre o comportamento de bots e comentários em geral antes da eleição geral de 10 de novembro. A conclusão? O Twitter está infestado de bots, inimigos e trolls, muitos trolls.

Partidos políticos como sinal do declínio da a sociedade Twitter

O grupo de pesquisadores liderado por Gómez Mármol coletou mais de 6 milhões de publicações na forma de tweets e 46 hashtags entre 4 de outubro e 11 de novembro, coincidindo com os dias que antecederam as eleições gerais. Em sua totalidade, o estudo reuniu entre 800.000 e 900.000 contas no Twitter.

Para descartar os usuários de ‘bots’, a equipe usou a ferramenta Botometer, um programa de computador que permite estabelecer uma aproximação da veracidade de um perfil. A partir do mesmo estudo, foi decidido marcar como bots todos esses usuários cuja pontuação foi igual ou superior a 95%. O número total? 41.000 contas potencialmente controladas por robôs ou software de automação.

partidos políticos do mapa de calor

Mapa dos bots dos principais partidos políticos durante a última campanha eleitoral.

Dos 6 milhões de perfis analisados ​​inicialmente, o estudo obteve quase 150.000 contas fortemente suspeitas de serem bots. Para associar esses bots às contas dos partidos políticos espanhóis, os pesquisadores decidiram usar outra ferramenta que permite analisar os tweets para concluir se o perfil é a favor ou contra a parte em questão. Para dar ainda mais credibilidade à análise, eles decidiram analisar um total de 100 contas oficiais pertencentes a várias das principais partes para medir as expressões usadas nos discursos.

Após os respectivos ajustes, ficou clara a conclusão: 14.000 bots publicaram tweets a favor de uma única festa. Ainda mais impressionante é outra das conclusões do relatório que garante que VOX e Unidas Podemos foram as partes que feedback eles receberam durante dois momentos específicos. O primeiro coincide com a visita de Santiago a Abascal em El Hormiguero, um programa liderado por Pablo Motos na Antena 3.

Quanto à formação de Pablo Iglesias, seu partido foi o mais aclamado por tais relatos na noite do debate eleitoral. De fato, o estudo conclui que a atividade da conta é muito maior nos principais momentos das campanhas eleitorais e que todas as partes têm contas robóticas que suportam suas publicações em maior ou menor grau. Conclui-se também que as contas agem de maneira diferente e que o estudo às vezes foi dificultado pelo uso de tweets irônicos e sarcásticos contra a formação de Albert Rivera.

Alguns optam por comentar sobre certas hashtags, outros por repercutir em tweets de partidos políticos por meio de ‘Eu gosto de você’ ou ‘Retuit’ e outros por responderem a alguns tweets virais. Gómez Mármol garantiu que você planeja continue com a investigação para saber a origem dessas contas e sua possível coordenação por fazendas de bot. “É possível que sejam contas alugadas para campanhas específicas ”, ele finalmente sentenciou.

Faixa | O país

Fonte do Estudo | ARXIV




Outras notícias sobre … Twitter



Publicado en TuExperto el
2020-05-04 07:12:00

Autor:
Juan Carlos Broncano

Visite el articulo en origen aqui

(Visited 47 times, 1 visits today)

Compartir esta página

Te podría interesar